terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Reveillon é um Dia Após Outro Dia!!!

Estranha essa história de Reveillon. Um dia após o outro. Simples assim!!! Afinal, enquanto comemoramos nossa entrada no novo ano, o lindo arquipélago de Kiribati, no Oceano Pacífico, já está recuperado da bebedeira e comemorações da noite anterior.



Mas que nada! Claro que eu não sou a pessimista de pensar assim. Apesar de ser realmente um dia após o outro, é nesse momento que a esperança se renova, que nossa alma e coração se enche de forças e grita: Dessa vez vai!

É sim: A dieta vai entrar nos eixos!! Esse ano vai!!

Vou melhorar no trabalho!! Esse ano vai!!

Vou arranjar mais tempo para família e amigos!!! Sim!! Esse ano vai!!

Vou juntar dinheiro!!! Amém!! Esse ano vai!!

Enfim, é o momento em que todas as promessas são feitas e promessas são movidas a esperança! Então dona Esperança, nos dê forças para cumprir nossas promessas.

Reveillon é o momento de refletir nos aspectos positivos do ano que passou. Celebrar a vida que viveu. Confraternizar com os queridos ao redor.

Desejo a você que está lendo esse texto, que todo dia seja o reveillon. Não há dia para começar sua dieta, nem horário melhor... o momento é agora! Não há momento melhor também para começar uma atividade física, levanta daí e já faz uma série de abdominal, isso, agora mesmo!!! O agora também serve para você se organizar e planejar seu orçamento. E que tal agora pegar o telefone e ligar para aquele familiar ou amigo que há tempos você não consegue falar??

Viu, pequenas atitudes nos revelam que o ano novo começa com uma cabeça nova, não precisa de calendário ou relógio.

Espero de coração que 2014 traga esperança, sabedoria, saúde e paz. E que você tenha diversos reveillons, diversos momentos para reflexão e confraternização com as pessoas amadas e celebração, mesmo naqueles momentos que não tem plateia, que você não vai postar na rede social, celebrar que está vivo, feliz e tomando sozinho, aquele cafézinho preto, em seu momento de se sentir especial (lembra do comercial na TV??). Não precisa muito para ser feliz.

Feliz 2014!!!

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Voltando a forma pós Gravidez - Chega de Mimimi !!!

Não sintam-se ofendidas com o título que escolhi para o post. O fiz com objetivo de chamar atenção mesmo.

A chegada do bebê muda a rotina do casal, da família, da vida.... é cair no senso comum. Noites mal dormidas (Arthur ainda acorda várias vezes) atrapalham SIM, pois a premissa de um corpo funcional é Treino+Alimentação+Descanso. Uma vez que qualquer dessas variáveis estejam negligenciadas, o sonho do corpo ideal fica comprometido.

Mas não é só por estética que treinamos, é acima de tudo uma questão de saúde principalmente para aguentar a maratona que é cuidar do pequeno. Postura, energia, combater dores. Ás vezes academia não está acessível por diversos motivos, mas em casa, com poucos recursos podemos exercitar o corpinho, um pouco por vez, e assim, mantê-lo ao menos ativo, como toda máquina deve ser.

Atualmente, com a internet como ferramenta, temos a disposição diversos tipos de treinos que podem ser feitos em casa. Claro, cada um sabe de sua rotina e de seu condicionamento físico. Escolhi então para hoje o método de treinamento TABATA. Com comprovação cientifica de sua eficácia, o método foi idealizado pelo professor japonês Izumi Tabata, para a equipe olímpica de Speed Skating. (patinação de velocidade no gelo). Foi difundido no mundo inteiro e também o conheci como Guerrilha Cardio.

Na prática: 20 segundos de treino I N T E N S O + 10 segundos de descanso, em 8 séries. Ou seja, o treino todo dura 4 longos minutos. Digo longos, porque parece fácil, mas não deve ser! A parte intensa deve ser a tal ponto de você achar que nunca mais vai se recuperar. Dê o máximo de si!! Pode ser corrida, bike, transport, polichinelo, corda, abdominal, enfim, aquilo que tiver a disposição. A grande vantagem é a ativação aeróbia no pós treino. Para a recuperação muscular o organismo vai nos depósitos de gordura.



Esse tipo de treino, aliado a uma dieta, ao menos limpa, poderá manter seu corpo ativo e magro com pouco tempo de execução. Perfeito para as mamães que muitas vezes ficam em meio a fraldas e mamadas, que mal tem a oportunidade de ir ao banheiro em paz, mas também querem retornar a boa forma ou ao menos, sentir-se mais disposta.

Um bom começo, não?!?
Quem fizer, compartilhe a experiência!!!

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Arthur 11 meses – Nosso Pequeno Rocky Balboa

Meu bebê está crescendo! Que delícia de fase!

Aquela caminhada sem tanta segurança está ficando mais firme, porém sua alegria e ansiedade ainda o impedem de andar sem nos assustar. Achei que durante o 10 mês já fosse andar, mas ainda precisamos ficar muito atentos pois para ele andar é uma grande brincadeira. Solta as mãos, dá suas passadas rápidas, gira 180 e se mantem na corrida, mas não aprendeu a cair. Para frente já sabe que precisa colocar as mãos para se proteger. Para trás, ainda é uma grande preocupação, vai direto de cabeça.


Nosso primeiro grande susto aconteceu nessa segunda, dia 02/12, quando foi andar atrás do papai que estava na cozinha, desequilibrou-se e caiu, batendo a face. A aparência foi bem feia, inchaço no olho direito, que medo de ter fraturado o zigomático ou prejudicado o olho. Tratamos com bolsa de gelo em gel e logo nosso pequeno estava sorridente, com seu primeiro hematoma e pronto para outra.

Mês de natal, montei minha pequena árvore e a coloquei no alto do painel da tv, na tentativa de evitar os infinitos NÃOS que a partir de agora estão sendo mais frequentes. Logo mudei minha ideia e estamos providenciando uma árvore iluminada. Arthur ficou encantado com o brilho das luzes, feliz, passou a apontar. Mais um fator de seu desenvolvimento.

Já ostenta 6 dentes: 2 inferiores e 4 superiores. Outros parecem que estão prontinhos pra rasgar a gengiva. Percebemos também seu incômodo na boca.

Alimentação ainda com altos e baixos. Amamentação permanece sendo sua refeição e momento predileto. Confesso que para mim também, um momento nosso em que trocamos carinho e calor. Sei que logo menos esse momento vai terminar, então aproveito.

Já estamos com a festinha de seu 1 aninho bem encaminhada. Faltam detalhes que a correria do final de ano nos fazem ansiosos. Parece que não vai dar tempo.

No mais, meu pequeno Rocky Balboa tem se mostrado uma criança alegre e carinhosa. Não economiza beijos e agrados 

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

2014 - Um Ano de Bem com Seu Bolso

Assunto difícil de tratar é dinheiro! Quanta gente faz promessa de final de ano: Entrar naquele jeans, voltar pra academia, ler aquele livro, sair do vermelho!! Eu li uma pesquisa que afirma que é mais fácil enriquecer que manter-se em dieta.... hahahaha!!!



Aqui tentamos fazer os dois, temos nossos tombos, levantamos, sacodimos a poeira e nos mantemos na linha. E hoje vou escrever um pouco sobre Planejamento Financeiro.

Não sou economista, e longe de mim a prepotência de ser expert, mas talvez, vindo de uma "leiga" o assunto não pareça tanto com um bicho de 7 cabeças, e quem sabe 2014 seja um ano realmente diferente para o seu bolso.

Já escrevi aqui no blog antes sobre Planejamento, querendo rever, use o campo de pesquisa.

Tem gente que tem uma ilusão que se ganhasse mais, todos os problemas estariam resolvidos, mas posso afirmar que não é verdade! Certamente mais renda, mais gasto. Natural subir o estilo de vida, gastar mais, comprar coisas mais caras. Então, não importa o quanto ganha, o importante é saber o que fazer com o dinheiro, e para onde vai cada centavo.

Quando compramos um apartamento, um carro, uma viagem, o custo é alto e facilmente registramos o valor das parcelas, ou do montante, mas aquela passada na cafeteria, a blusa linda em promoção, o agradinho pro filhote, muitas vezes passam desapercebido e é isso que consome nosso orçamento pelas beiradas.

Aqui usamos tudo no cartão de crédito, sim, vilão para muitos, é um grande aliado aqui. O cartão é nosso dinheiro e pagamos desde o condomínio, conta de luz e tv a cabo, até o cafe no shopping. Usamos pouco a moeda corrente. Temos uma planilha no excel onde cada coisa tem seu lugar: Alimentação, transporte, saúde, compras, academia, taxas. E cada item recebe um percentual da renda mensal. Parece difícil?? Mas não é!! Em um primeiro momento tem que anotar tudo o que gastou na agenda. Depois transfere para a planilha do excel. Da 1° vez dá pra ter a noção de onde o dinheiro vai. Então faz os ajustes conforme as necessidades. Também parece chato e burocrático, e é... mas sinceramente, é o que dá liberdade para fazer tudo!!! Tudo cabe no orçamento, e ao invés de ser algo que aprisiona, na verdade liberta! 

A novidade aqui em casa é que durante o ano de 2013 fizemos uma reserva mês a mês para os volumosos pagamentos de janeiro: IPTU, IPVA, CREF, que antes consumia parte do 13°. 

Enfim, há alguns anos criamos o hábito de controlar nossas finanças, paramos 1 dia por semana para colocar todos os canhotos na agenda e 1 vez ao mês para discutirmos juntos os gastos e fazermos os pagamentos. Pronto! Chatice a parte, aproveitamos a liberdade e a tranquilidade de saber que o dinheiro está sendo bem gasto. Como disse, há espaço para tudo e tudo tem seu tempo.

Quem se interessou pode me deixar recado no campo abaixo e eu envio nossa planilha. Ainda não achei APP que substitua essa planilha, se alguém souber quem quiser contribuir com idéias e sugestões para orçamento, pode deixar aqui no campo de comentários. 

domingo, 10 de novembro de 2013

Exercícios para Controle da Pubalgia

Sofri com pubalgia durante minha gestação. Fui impedida, a partir da metade do 7° mês de continuar a musculação porque mal conseguia sair da cama em alguns dias, os ossos do quadril se afastando, preparando-se para a passagem do bebê, a sensação era que me partiria ao meio, desossada!! Como medicação não era opção pra mim, me mantive ativa com hidroginástica e fiz alguns exercícios, que podem também ser feitos no pós parto, ajudando em uma boa e rápida recuperação.

Púbis Inflamado


Fiz o vídeo em casa mesmo, aliás, na minha mãe, foi proposital! Ali, no meio da sala, coloquei a cadeira de lado, a bolsa do Arthur também está ali, e por sorte a Mira não passou na frente (rs). Não precisa de mais nada a não ser disposição, nem a roupa de ginástica precisaria, mas para ver melhor os movimentos, preferi.

Para não ficar tão extenso, fiz unilateral, mas o ideal é que seja feito com ambos os lados antes de partir para o próximo exercício. Se precisar, descanse! Caso contrário, faça em forma de circuito. 3 passagens são suficientes, de 2 a 3 vezes na semana, em dias alternados.

Se você sofre ou quer evitar sofrer desse problema, esse vídeo é pra você.


segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Arthur 10 meses - Desenvolvimento

Hoje Arthur completa 10 meses e esse último mês foi de grandes avanços.





Já ensaiou seus primeiros passos, ainda não sente confiança nas próprias pernas, mas já é cheio de vontade! Segurando em nossa mão e daí vai pra tudo que é lado!

Papai e titia Isa já o ensinaram a descer do sofá sozinho! Ora, mal se segura com as próprias pernas e já anda fazendo estripulias. Assopra a corneta e o apito, toca o pandeiro, enfim, adora uma bagunça!

Sim, a casa está cada vez mais animada. Abre todas as portas dos armários e gosta em especial daquela que não deixo por motivos óbvios, onde guardo o azeite!!! Enquanto lavo a louça, mexe em tudo, daí tenho que guardar tuuudo depois, o mesmo enquanto dobro e guardo roupas.

Não está o melhor dos glutões ainda, e já introduzimos quase todo tipo de alimento, restando apenas os frutos do mar, exceto peixe, clara do ovo, e das frutas ainda não é indicado morango e kiwi, pois são os mais alergênicos. Não é tudo que gosta, e a vovó Anete não se conforma dele não gostar de banana, mas seguimos tentando.

Ainda mama no peito e confesso que é um dos melhores momentos de nosso dia. Tá certo que agora as mamadas são verdadeiras sessões do Cirque du Soleil. 

Carinhoso, beijoqueiro, um grudinho. Não chora por qualquer bobagem. A maioria das noites, acorda durante a madrugada, levanta do berço e vai direto para a câmera da babá eletrônica, como se já quisesse sua privacidade, imagina adolescente..... mesmo assim não chora, dá uma resmungada, chamando a mamãe. Algumas vezes não conseguimos colocá-lo no berço, o que nem me preocupa mais, compartilhamos a cama, assim dormimos melhor, ao menos eu.

É carismático e simpático com seu sorriso de 4 dentinhos. Não economiza em agarrar papai e mamãe, e guardo um orgulho contido pois acredito que tem saido uns "mamãe" vez ou outra, mas o que é certo é que fala comigo ao telefone quando ligo do trabalho. Não faz escândalo nem choro quando saio para trabalhar ou para sair do banho, que é um momento que adora. Ama ler, hábito que cultivamos desde 2,5 ou 3 meses de idade, agora está ainda mais concentrado e faz comentários, à sua maneira.

Nunca elevei minha voz, já falei mais sério quando começou com algum tipo de manha para trocar roupa ou na madrugada quando tinha ainda mais dificuldade em dormir e também fazia manha, coisa que assimilou rápido e não precisei repetir mais que 2 vezes, pois o tom aqui em casa é sempre cordial, só essa mudança na voz já foi o suficiente para entender que era errado.

Após esses dez meses, não imagino como seria minha vida se Arthur não existisse, Elliot pensa da mesma forma. Maternidade nunca foi meu sonho de criança, mas tenho a impressão que nasci para ser mãe.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Arthur aos 9 meses, quase 10!

Caramba, o tempo voa e muito!! Antes dos filhos é o que se diz, mas o tempo passa pra todo mundo.... mas a dinâmica com os pequenos é tanta, que 24 horas não são suficientes pra demanda, sempre fica faltando algo. Digo isso porque pouco tenho escrito no blog...



Preciso fazer um "recapitula" dos últimos meses, e a partir de agora, ter mais disciplina pra escrever sobre meu pequeno, assim registro seu desenvolvimento para recordar.

Estou naquela fase "in love" com a maternidade. Passei por umas crises existenciais por não dar conta das coisas como antes, sou independente, decidida e animada, mas com Arthur, meu foco tem que ser outro, e não posso me cobrar, senão enlouqueço!! Agora, tenho que parar para brincar deixando muitas vezes a louça pra traz... A privação de sono também eleva a irritabilidade, então, preciso gastar energia com o que realmente é necessário. E agora a atenção é Arthur, quase full time.

Escrevi até seu 5° mês de lá pra cá tanta coisa....Mantive o registro do Diário de Alimentação do Arthur, até passarmos de fase, onde ele passou a aceitar que precisa se alimentar, mas até hoje não é aquele bebê bom de garfo, com se diz no popular. Come, pouco, mas de tudo, exceto banana que ainda não rolou. Gosta de frutas, especialmente cítricas, maçã e pera, quanto ao salgado, recentemente tem preferido comer comida de gente grande: arroz, feijão, salada de tomate, berinjela, frango desfiado ou carne, por ai vai.... ja já estara pedindo farofa e pimenta!!!

Bem, o 6° mês foi quando passou a sentar sozinho e com segurança e também ensaiar os primeiros passos para engatinhar. Sono ainda nosso dilema.

O 7° mês foi difícil pra mim. Faltavam poucos dias para eu me separar do meu baby. Retornaria ao trabalho, e fiquei muito tensa, ansiosa, preocupada. Sabia que Arthur ficaria em mãos excelentes, do papai, vovó Anete e tio Davy, essa não era minha preocupação, mas sim imaginar nossa semi separação, afinal, ainda amamentando, ficaríamos mais de 6 horas sem esse elo de alimento e contato. A ansiedade foi pior que o fato. Os primeiros 2 dias foram os mais difíceis, mas logo nos adaptamos a nossa nova rotina e ficou tudo bem. Passou a engatinhar lindamente. Acorda mil vezes durante a noite
8° mês - A volta ao trabalho, à minha nova rotina de dupla jornada, professora pela manhã e mãe à tarde, mas com a cabeça sempre em casa. Arthur cada vez mais desenvolto engatinhando e se levantando com segurança, apoiando nas coisas. Lavar a louça tem sido uma aventura, pois ele tira tudo das gavetas, faz aquela bagunça, enquanto se distrai, mamãe esfria a barriga na pia. Toda atenção ao baby, pois nesse estágio de desenvolvimento, não tem controle motor e a curiosidade está a mil, aprendendo a cada segundo. Passou a não comer muito bem e continua sem dormir muito bem, aliás, passou bom tempo sem frequentar o berço. Chegar em casa é uma delícia pois sou recebida com muito carinho pelo Arthur. Sorriso banguela, abraço apertado. Nasceram os dentes incisivos inferiores Segura bem objetos grandes e pequenos, transfere para ambas as mãos.

9° mês - Tem preferido comida de gente grande! As acordadas na madrugada estão menos frequentes e de vez em quando presenteia a mamãe com uma noite inteirinha no berço. De qualquer maneira, a primeira dormida tem sido no berço, após acordar, vai pra cama conosco e dorme melhor. Seus cochilos tem sido menos conturbados e até conseguimos deixá-lo na cama ou sofá, algo que até o último mês vinha sendo somente no colchão humano. Esta bem desenvolto, demonstra suas vontades, ainda se sente inseguro para caminhar sem apoio, mas acredito que fisicamente seja capaz, falta mesmo a confiança em sua pequena máquina. Engatinha pela casa segurando objetos, ajoelha, aprendeu a assoprar a vuvuzela e o apito, imitando os sons. Sabe quem é quem e olha para coisas e pessoas. Nesses últimos dias, os incisivos superiores rasgaram a gengiva, o que causou um pouco de irritabilidade, mas se tratando de Arthur, não passa de alguns resmungos a mais.

Bem, Arthur é um lindo! Sociável, alegre, inteligente, carinhoso, esperto. Não assiste tv, exceto um pouco de futebol e adora Bruno Mars. Ainda lutamos com uma melhor qualidade no sono e em uma alimentação com um pouco mais de volume, dada ao seu tamanho e idade. Ainda mama no peito e me mordeu apenas uma vez, quando expliquei que agora com dentes precisa ter cuidado senão faz dodói na mamãe. Fez beicinho, chorou e me abraçou, como se pedisse perdão. #sessão mamãe babona!!!

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

O Sorriso Muda a Vida

Trabalhar fora não é tarefa fácil para algumas mães. Eu, sinceramente, sonhei com licença maternidade de 12 meses, e tive a sorte de ficar 7 meses com Arthur. Se não fosse concursada, se não trabalhasse meio período, se realmente meu salário não fosse fundamental para o orçamento familiar, certamente pararia por tempo indeterminado, esperaria o tempo me dar sinais de retorno à vida profissional.

Mas como tudo isso não passa de utopia para minha realidade, retornei ao trabalho logo no primeiro dia útil de agosto. Arthur fica com Elliot ou vovó Anete, por sorte somos abençoados, e passa a tarde toda comigo. Saio logo cedo, 7 horas já começa a primeira aula. Almoço minha marmita quase todos os dias e vou para a academia cuidar do corpinho mas principalmente fazer uma higiene mental, quando chego em casa, a dedicação é integral ao Arthur.

Ele desenvolto, rastejando pela casa, demonstrando suas vontades, curiosidades, descobrindo o mundo!!! Que alegria!!! Mas que maratona!! Chego cansada do barulho dos filhos dos outros, estressada como toda mãe de primeira viagem cujo bebê ainda não dorme a noite toda, muitas vezes lamento o cansaço....

Mas chegar todos os dias e encontrar uma cena dessas, não tem preço!!! Renova a vida, dá energia, e traz a mente o quanto viver tem valido a pena.


quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Girino

Desde a última postagem que consegui publicar, muita coisa aconteceu. Meu pequeno está com 8 meses. Como diria uma amiga, mãe que também já é avó, com crianças a vida passa em um piscar de olhos então é melhor não piscar muito forte!!!



Arthur tem comido bem e isso é uma grande evolução e alívio. Tem coisas que ainda estamos insistindo, como alguns legumes e frutas, em especial banana... ele ainda não gosta.

Tenho me divertido na cozinha, preparando releituras de refeições tradicionais que podem já ser oferecidas ao meu pequeno, e aos poucos estarei postando nossas aventuras gastronômicas. Arthur tem aprovado todas!!

Nasceu um dentinho, incisivo inferior direito, e o esquerdo está despontando. 

Agora o que mais me tem tirado o sossego (físico) é que o bonito vem se arrastando por toda a casa!!! Ainda não engatinha, não coordenou movimentos de mãos/joelhos com qualidade, mas se desloca em um lindo e rápido "nado peito a seco". Portanto, o pouco sossego que tínhamos, acabou geral! Ainda não dorme a noite toda, tira mínimos cochilos durante a tarde e só sobre nosso peito, e agora o céu é o limite. Nessa fase não dá pra deixar sozinho um segundo sequer!! Ao menor deslise se agarra ao que puder para levantar e com a imaturidade muscular própria da idade, queda na certa, e perigosas, pois ainda não desenvolveu a "arte" infantil de cair. Mexe em tudo, abre todas as portas e gavetas. O simples ato de lavar uma louça virou um balé da mamãe moderna. Por sorte minha cozinha é pequena e posso ficar com as pernas afastadas segurando as gavetas para que não se fechem em seus dedos. Enquanto tá ali, entre plásticos e panelas, consigo manter o mínimo de organização naquele ambiente. Enquanto ele bagunça, está tudo sob controle, mas depois te resta reorganizar.... e vai assim nesse ciclo virtuoso, afinal, isso faz parte do desenvolvimento.

Já temos providenciado proteções para a casa toda, mas sinceramente, nada é suficiente para nossos pequenos. Garantimos portanto aquilo que é realmente notável, as pequenas coisas cada família deve se adaptar conforme o desenvolvimento de seu filhote, e sobre isso escreverei em outro momento.

Noites mal dormidas. Trabalho estressante. Respiro fundo para não entrar em colapso. O cansaço é algo que nem sei se devo comentar para não ser repetitiva, mas tiramos energia ao ver esse sorriso banguela e da certeza de estarmos providenciando o melhor de nós para o bom desenvolvimento do Arthur: Tempo, dedicação, paciência e muito amor.

domingo, 11 de agosto de 2013

A Mulher e as Demandas da Vida Moderna

imagem de internet
Há uma semana retornei ao trabalho e a cabeça anda a mil. Trabalho meio período, apenas pela manhã, mas mudar a rotina após 7 meses em casa não é fácil. Aliás, mudei muito a rotina. Além de voltar ao trabalho, tenho que dar conta do filho, casa, marido.... Ah!!! E de mim também!

Antigamente, lá nos idos de 77, como diria Elliot, muitas mamães não trabalhavam, ou aquelas que trabalhavam, deixavam o trabalho de lado para cuidar da casa e da cria. Naquele tempo, o divertimento era rádio ou tv. Visitar os parentes e amigos aos finais de semana. O pai, saia do trabalho, não pegava trânsito. Alguns paravam no boteco para botar o papo de macho em dia, chegavam em casa encontravam a janta pronta, casa cuidada, crianças arrumadas. Junta, a família tinha ali seus momentos a compartilhar: Como foi o trabalho, como estão na escola, o preço das coisas no mercado.

2013, a mulher conquistou mais que justo sua independência e sua "igualdade" no mercado de trabalho. Digo isso porque, sim, a mulher foi pro mercado de trabalho, mas as demandas da casa e da família parecem ainda ser de sua responsabilidade. Daí muitas vezes a culpa de preferir, por vontade ou necessidade, as demandas profissionais, deixando as do lar a cargo de outros.

Além disso tudo, a tecnologia chegou para agilizar as coisas. A máquina lava a roupa, só colocar tudo lá dentro e "play", por outro lado, a mesma tecnologia superlotou o tempo ocioso que antes era do tanque, mas que agora é da atualizar de como anda esse mundo globalizado, cambio, política, das redes sociais, aprender ou praticar uma língua estrangeira, ler um bom livro, o jornal e a revista. Visitar a família, rever os amigos, ir a academia, se antenar nos novos filmes, assistir ao seriado. Lavar a roupa, passar, levar o cão pra passear. Manter a pia em dia, fazer a compra da semana, dar um tapa na sujeira da casa. Namorar o marido, cuidar do filhote. Ah!! Isso tudo após o trabalho. E não pode esquecer de ter a pele limpa, bem maquiada, unhas feitas, depilação em dia, hidratar a pele e os cabelos, tentar relaxar um pouco.

Caramba! Parece que essa vida moderna tem sido um tanto injusta com a mulher. Aqui em casa não tenho ajuda do Elliot. Temos uma gestão compartilhada do lar, afinal, eu faço umas coisas, ele outras, unindo o que cada um tem de melhor para fazer nossa casa funcionar. Mas tem coisas que é só da mulher mesmo.

Por essas e outras, quando vem uma dúvida de como nossos pais faziam para dar conta de tudo enquanto eu fico aqui, perdida em mim mesmo, me esforço para respirar fundo e puxar na memória o quanto essa vida moderna aumentou nossas obrigações, conosco mesmo e com a sociedade em que vivemos.

Se isso é evolução, então evoluimos.

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Semana Mundial do Aleitamento Materno - WABA



De 01 a 07 de agosto é considerada a Semana Mundial do Aleitamento Materno ou World Breastfeeding Week.


Você sabia que existem 10 passos que as unidades de saúde que contam com serviço de maternidade e assistência ao recém nascido devem seguir para garantir um aleitamento materno bem sucedido??

1. Ter uma norma escrita sobre aleitamento materno, a qual deve ser rotineiramente transmitida a toda equipe;

2. Treinar toda a equipe capacitando-a para implementar esta norma;

3. Informar todas as gestantes atendidas sobre as vantagens e o manejo da amamentação;

4. Ajudar as mães a iniciar a amamentação na primeira meia hora após o parto;

5. Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo se vierem a ser separadas de seus filhos;

6. Não dar a recém-nascido nenhum outro alimento ou bebida além do leite materno, a não ser que tenha indicação clínica;
7. Praticar o alojamento conjunto, permitir que mães e bebês permaneçam juntos 24 horas por dia;
8. Encorajar a amamentação sob livre demanda;
9. Não dar bicos artificiais ou chupetas a crianças amamentadas;
10. Encorajar o estabelecimento de grupos de apoio à amamentação, para onde as mães devem ser encaminhadas após a alta hospitalar.



Acredite:  NÃO HÁ LEITE FRACO!!

Quanto mais o bebê mama, mais leite você produz

Coloque o bebê na posição correta para mamar

Cuide adequadamente das mamas

Retire leite quando for necessário (ordenha)
Nunca use bicos, chupetas, chuquinhas ou mamadeiras
Tome líquidos, alimente-se e descanse sempre que possível
Só tome medicamentos com ordem médica
Continue a amamentação, se possível, até os 2 anos de idade
Conheça os direitos da mãe trabalhadora
   
  (Fonte: Secretaria de Políticas de Saúde do Ministério da Saúde)

Aqui em São Paulo, domingo dia 04/08, ás 14 horas, acontecerá a Hora do Mamaço 2013, na Casa das Rosas. Evento apoiados pela Sociedade de Pediatria de São Paulo, onde mamães em ação poderão trocar experiências, aprender e incentivar esse ato tão intimo, único e fundamental entre mamães e bebês.


Amamentar não é somente nutrir, é troca de afeto, carinho, cumplicidade entre mamãe e bebê.



terça-feira, 30 de julho de 2013

206

206 é o número de dias a que me dediquei única e exclusivamente ao meu filhote Arthur. Hoje, 30/07,  retomo minha vida profissional, volto ao trabalho. Sei que meus alunos irão me receber com festa e o carinho rotineiro. Já recebo recadinhos e cobranças sobre meu retorno. Esse afeto todo me alegra o coração, me faz respirar fundo para encarar esse desafio.

Eu é que estou fazendo beicinho agora... :(
Chegamos ontem a exatos 1 mês de Introdução aos Alimentos do Arthur, e infelizmente sem grandes progressos. Não imaginava que seria tão difícil e após uns dias de resfriado parece que regredimos substancialmente, nos últimos 4 dias não comeu nada!!! Aguardou pacientemente o momento de mamar.

Sinto-me triste e frustrada, e não tem como não me preocupar. Quisera eu poder estender minha licença até ele completar 1 ano, ao menos, mas as necessidades da vida ($$$) não me permitem mais ser mãe em tempo integral. Trabalho apenas no período da manhã, mas tenho certeza que essas horas longe do meu rebento serão eternas!

O que me conforta é saber que meu filhote estará nas melhores mãos que poderia! Ficará com o papai, e quando coincidir seu plantão com meu horário de trabalho, com a vovó Anete e tio Davy.

Minha esperança é que essa separação provisória nos sirva de amadurecimento: a mim como mulher que terei que, agora sim, me virar nos 30 e ao meu filhote, que aprenda a aceitar os alimentos que preparamos com tanto carinho e cuidado.




domingo, 28 de julho de 2013

Amamentação, Peito Rachado, Leite Empedrado, Bico de Silicone, Chupeta, Mamadeira

Esse post está um pouco grande para o meu padrão mas vale a leitura, principalmente antes de passar pelo problema...

Acredito que muita coisa na vida, e principalmente na maternidade, não há o correto absoluto, cada um tem que descobrir seus caminhos a percorrer de forma mais confortável. Vou escrever um pouquinho como eu resolvi essas questões que toda a mamãe passa, e, não sei se por sorte ou por essas medidas, passei de forma suave.

Amamentação: Quem nunca teve filho, imagina, assim como eu pensava, que o bebê sai da barriga já sabendo mamar. Poucas sortudas tem a oportunidade de alimentar seu filhote ali mesmo, na sala de parto, cordão pendurado, em caso de parto natural. Mas não é bem assim com a grande maioria das mulheres, tenho descoberto. O bebê não sabe mamar! E a mãe de primeira viagem é quem tem que ensinar isso também, mas muitas não são orientadas da maneira correta e simplesmente oferecem o bico, e de maneira instintiva o bebê abre a boca. Machuca!!! Pois o bebê só pega o bico!! O ideal é que o bebê pegue toda a aureola. Mas ele também não sabe!! Então mamãe, achate o peito, próximo ao bico, e literalmente enfie o máximo de aureola que puder na boca do teu bebê. Pronto! Sem sofrimento para a mamãe e bebê.


Leite Empedrado: Não fazia ideia do quanto isso é dolorido!! E sim, fica empedrado mesmo, como se aquilo que era pra ser líquido, está em estado de gel, firme, e não flui como deveria. Dói demais!! Passei por duas situações de leite empedrado, 1° saindo da maternidade com a "descida do leite", acredito que a maioria das mamães sofram com isso. O organismo não sabe quanto o bebê vai mamar e passa a produzir. essa produção e pouca vazão traz esse drama para nós mamães de 1° viagem. Neste caso o ideal é ducha fria, massagem, ordenha manual. Deixe o baby aos cuidados de alguém por alguns minutos e vá para o banho, tente relaxar e se acalmar. Apesar da dor, ficar nervosa só vai piorar a situação. Ducha fria do chuveirinho. Massagem em movimentos circulares com a base da mão, a partir das axilas, pois lá também tem glândulas mamárias. E a ordenha é apertando mesmo o bico, sempre considerando toda a aureola, empurrando levemente para dentro. O ideal é perguntar às enfermeiras, mesmo que não tenha acontecido com você ainda, como se faz a ordenha manual, pois nessa hora, os aparelhos para tirar leite, são máquinas de tortura, mas você saberá controlar a dor fazendo manualmente. Reveze os três procedimentos. E amamente!!! Vai doer mas é preciso, seu bebê vai te ajudar a diminuir o excesso e em poucos dias vai aliviar todo a situação.

Outra situação em que meu leite empedrou, foi em uma viagem para Americana. Fomos de carro, eu atrás com o Arthur, brincando, ele já com 4 meses... Talvez pela posição no carro, meu seio esquerdo empedrou muito!!! Chegando lá fiz os procedimentos acima e nada... Parecia que o leite realmente havia virado um gel e não saia por nada desse mundo. Neste caso, mandei ducha quente, estimulando a produção, peguei com as duas mãos a mama, bem na base e chacoalhei, como quem quer soltar algo preso lá dentro (rs) massagem, ordenha. Depois amamentei. Doeu bastante e por semanas o bico ficou sensível.

Bico Rachado: Não há muito como preparar o bico. Existem pomadas que podem aliviar os sintomas, mas na hora que começar a amamentar, não tem jeito, vai ser uma fricção tão grande que vai lesionar um pouquinho, até calejar, no jargão materno. No hospital, a orientação é ordenhar um pouco antes e depois de amamentar, e hidratar a aureola com o leite. Além disso, nos primeiros dias, o ideal é deixar respirar, ou seja, nada de concha, protetor, soutien, nada! Caso o seio esteja muito grande, deixe aberto a parte de amamentar, e deixe seu bico respirar!! Eu usava umas fraldas de amamentação que ganhei de uma amiga, que tem uma alça para por em volta do pescoço e garantir um pouco de privacidade quando precisar amamentar em público. Enfim, deixava o peito livre e pra não ficar tão exposta, em casa lógico, só cobria com a fralda.

Por sorte, comigo tanto o bico rachado quanto o leite empedrado, duraram no máximo 5 dias.

Bico de Silicone: Tudo tem seu lado positivo mas também o negativo. Optei por livre demanda da amamentação e contato maior com meu filhote. Neste caso, mesmo o bico de silicone, impede o contato absoluto, por isso indico caso seja muito necessário usar o bico, tanto para formar quanto para aliviar os sintomas do bico rachado, deixe de usar o mais rápido possível. Mesmo o bico de silicone impede uma pega correta durante a amamentação.

Chupeta e Mamadeira: O Arthur é bem agitado e por muitas vezes quase dei chupeta. Porque optei por não dar chupeta?? A chupeta tem o efeito calmante e só, esse é seu benefício. Como um chicletes para alguém estressado, não alimenta mas distrai. E pesquisando na internet, não é difícil descobrir seus malefícios. Claro que nem todo mundo tem os problemas citados, mas não quis arriscar com meu filhote. Até porque ele é agitado e caso eu desse a chupeta e mesmo assim ele não se acalmasse para dormir a noite toda, eu teria criado mais um problema. E a mamadeira vai no mesmo sentido. Agora, na introdução de alimentos, Arthur ainda não se adaptou com as mamadeiras que ofereci, preferindo beber no copo... todo mocinho!

Quando se fala sobre as diferenças entre os músculos utilizados na amamentação e na mamadeira/chupeta, faça o teste: Chupe seu próprio punho, ali onde fica o visor do relógio e perceba os músculos utilizados no movimento. Depois chupe seu dedo, pode ser o tradicional polegar, mas o indicador também serve para perceber como se comporta quanto à chupeta.


sexta-feira, 19 de julho de 2013

Bodas de Ferro

Dia lindo no Botânico de São Paulo
Ainda em tempo, ontem completamos nossas Bodas de Ferro, 5 anos de casamento.

Um dia perfeito de inverno ensolarado nos brindou com sua luz, calor e cores. Resolvemos comemorar a data almoçando no lindo Jardim Botânico de São Paulo, e essa comemoração foi especial pois pela primeira vez, a 3. A cereja do nosso bolo ou a vela do nosso namoro esteve presente. 

Ao chegar essa data sempre fazemos alguma reflexão. Como tem sido bons os momentos juntos. Relembramos o que passou, a cerimônia do nosso casamento, os apertos engraçados e outros nem tanto, planejamos o futuro, redefinimos metas. E assim seguimos em frente, mãos dadas, lado a lado, como o casamento deve ser. Sei que para muitos, 5 anos é pouca coisa, mas em tempos modernos, nosso casamento já dura mais que o dobro do que muitos outros. 

Tudo colocamos à mesa: namoro, filho, finanças, problemas, discutimos soluções ou apenas oferecemos o ombro. Brigas? Juro que poucas! E nosso segredo é o acordo, afinal diz o ditado: "O combinado não sai caro!". Temos que aceitar tanta coisa, engolir tanto sapo de pessoas pouco queridas, desconhecidos na fila, ou no trânsito, ou do chefe que quer produtividade, com o sorriso amarelo, ou no máximo com a cara fechada... porque descontar em casa, com teu parceiro, aquele que supostamente deve dividir os bons e maus momentos. 

A cereja do bolo. A vela do namoro.
Somos da turminha da tolerância. Isso funciona para nós. Essa é a receitinha do sorriso no rosto, da troca de carinho, da florzinha roubada, do presente sem motivo, do passeio no parque, do café no meio da tarde. Bem assim, sem motivo... aliás, motivo tem, o amor e a cumplicidade.

Foram 5 anos de conquistas especiais e acima de tudo, de parceria em tudo. Elliot, nem preciso repetir, mas nunca é demais. AMO-TE


terça-feira, 9 de julho de 2013

Na Luta!!

Cara de quem comeu e não gostou!
Essa primeira semana de introdução aos alimentos tem sido um tanto desafiadora para nós. Arthur não está muito contente com essa mudança, ainda não sabe sugar a mamadeira com suco ou água, e a hora das refeições muitas vezes tem se tornado um choro só, mas tem gostado de sentar conosco à mesa, em sua nova cadeirinha.

Eu também estou bastante apreensiva e um tanto frustrada. Ele ainda não dorme a noite toda. Insisto que a primeira dormida seja no berço, afinal é o cantinho dele, mas depois da primeira acordada, muitas vezes fica difícil colocá-lo  novamente, e eu, que preciso dormir, acabo levando-o para nossa cama, o que sempre fui totalmente contra. Mesmo assim acorda outras vezes com fome. Agora essa batalha da comida....Acredito que o fato de voltar ao trabalho em menos de 20 dias tem me deixado muito ansiosa. Não é proposital, mas tenho um martelo batendo em minha cabeça, me lembrando que a data está se aproximando.

Em especial, esses últimos dois dias foram de bastante desgaste. Sinto que não tenho dado conta da demanda, cuidar de todos nós, de mim mesma, e ainda ingressar nessa nova etapa do meu filho. Sei que é passageiro e espero que em breve ele esteja comendo com prazer, afinal, um dos grandes males desse mundo é a obesidade e não a anorexia (rs). Não é fácil ver seu filho chorar por algo que você pode resolver, é só abrir o soutien e o chororô acaba! Mas aprendizagem muitas vezes dói. E quando dói a gente chora. Sei também que não sou a primeira nem a última mãe a passar por esse dilema, sei que minha condição não é das piores, mas por hoje, tá difícil pra mamãe aqui....

Na hora que a gente decide aumentar a família, não se dá conta de que aquele novo ser é uma nova vontade também dentro da unidade familiar. Para as coisas darem certo, cada um tem que fazer a sua parte. Não tem como ir além e fazer a parte do outro. Nessas horas, é que se percebe o quanto a gente precisa do próximo. Tenho o Elliot, um companheiro maravilhoso que está fazendo lindamente a parte dele como pai, pois com seu tempo livre, tem participado das refeições do Arthur, o que é recomendado quando o bebê é alimentado somente no peito. Nós fazemos nossa parte, mas o bebê precisa fazer a dele. Chegará o momento, mas hoje está resistente.

Meu filho é saudável, arteiro, risonho, curioso, mas hoje estou aqui em desabafo. Essa é uma das primeiras frustrações da maternidade. Acredito até que seja a mais tranquila, que conforme o filho cresça, cresçam também as frustrações. 


quinta-feira, 4 de julho de 2013

A maternidade é uma aventura! Pra mim não é clichê.

Pense em uma pessoa perdida! Essa sou eu. Não sou daquelas fanáticas por compras. Gosto de ter as coisas, mas não tenho paciência para dar aquele rolê em shopping só pra olhar, então quando preciso fico realmente perdida. Muita opção as vezes me atrapalha. 

Agora com o bebê não ficou diferente. Primeiro porque não tinha muitos bebês por perto, e até nem me ligava muito no universo infantil, apesar de gostar de crianças, não percebia o que seria necessário pra eles. Quando fui montar o enxoval, já escrevi aqui, foi engraçado. Era a lista de um lado e o google imagens do outro! Cada coisa! Ainda bem que sou perdida mas não sou de me impressionar. Teve coisa que esperei pra ver se iria usar. Fiz o correto, pois não gastei dinheiro a toa. 

Depois que o Arthur nasceu, passamos um tempo na zona de conforto. Tudo o que ele precisava estava a nosso alcance. Nem fraldas compramos ainda por conta do chá de bebê. Leite materno facilita a vida o restante eram roupinhas. Nada complicado.

Mas agora na introdução aos alimentos, caramba! (Confira o Diário Alimentar do Arthur aqui). Esse universo infantil quer dar um nó na minha cabeça! Mamadeira de diversos tipos. E bicos?!?!? Colheres, pratinhos, e tantos outros itens.... sinceramente achei que era dar e pronto! Já esperava que poderia não ser fácil a aceitação dos alimentos, mas meu dilema começou bem antes. Tantas marcas e modelos de tudo! Tanta coisa que nem sei pra que serve.... Quem me ajuda com seu eterno bom humor é o Elliot. Quando o negócio aperta e não sabemos o que fazer, ele lembra lá de 77, quando nascemos, que não tinha tanta opção. Era aquele bico de mamadeira amarelo, colher de metal torta e o prato de todo dia...rs. Ele tem razão, e voltamos pro básico. Claro que com o progresso não precisamos ficar presos ao tempo das cavernas, mas o básico é o bom. Se o básico não funcionar, tentaremos alternativas nesse básico, antes de partir para outra opção. A vendedora da loja também foi bastante solícita a minha ignorância e disse para eu usar o que tinha em casa (ganhei algumas mamadeiras), para insistir antes de comprar. 

Tem coisas que morreria sem saber que existem caso não fossem minhas amigas que tem bebês contemporâneos....

Hojé é ainda o aniversário da vovó Cida, a de Americana.
Olha ele ai poucos dias, no colinho da vovó Cida

Também comemoramos o 6° mesversário do Arthur. Essa noite deu muito trabalho para dormir. Acordou as 4 da madruga e só foi dormir as 7, além de ter acordado a cada 2 horas desde as 21:30h, horário em que o coloquei no berço!  Fiquei bem brava, mas logo passou quando lembrei de nossos momentos há 6 meses atrás. Chorei emocionada ao lembrar nossa primeira aventura.




E assim continua essa minha aventura de ser mãe. É meu drama Shakespeariano, que não perde o tom de comédia. 

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Diário de Alimentação do Arthur

A gente acha que tudo que sabe é tão fácil para os outros... dormir, comer, beber, mas os bebês não sabem, dependem de nós para tudo, até o mais básico. Lógico que o instinto humano de se alimentar prevalece, mas é necessário paciência e insistência para o bebê sair do peito da mamãe e passar a conhecer novos alimentos. No meu caso, como de tantos outros bebês, jamais dei mamadeira ou outra qualquer forma de alimentação pro Arthur, nem água. Quando precisei dar paracetamol por conta da reação da vacina, pôs pra fora, assim como a camomilina. 

Sábado, dia 29/06 iniciamos a introdução dos alimentos para prestigiar a presença da tia Dani, que mora em Americana e veio passar o final de semana conosco. Ela é super coruja e esteve comigo no finalzinho da gravidez e primeiros 10 dias do Arthur, me ajudou demais e ficou super feliz por fazer parte desse momento, que é sim um marco de desenvolvimento.

Como prometido, vou iniciar aqui o diário de alimentação do Arthur, escrevendo o alimento, horário aproximado, modo de preparo e reações. Como tudo para o bebê tem que ter uma rotina, começamos colocando-o na cadeirinha, junto conosco à mesa.

29/06
8h Mamou 
9:30h banana ouro amassada:  arrepios, caretas e pôs pra fora com a língua
10h suco de laranja lima: na mamadeira pequena (não rolou), na Avent* (tb não), no copo, cuspiu pelos cantinhos da boca, na colher também achou esquisito. #fail
Completei com leite materno, afinal não havia comido! Dormiu.
14h Mandioquinha: amassada arrepios, cara de nojo, boca de ânsia, ficou bravo - tadico! #fail again
Restante do dia conforme orientação da pediatra, leite materno à livre demanda como sempre foi.

30/06
9h Mamou
10:30h Maçã raspadinha foi melhor que a banana, ficou um pouco mais de tempo na boca, fez uma careta de estranhamento.
11h Suquinho de laranja lima na Avent* (começou a se interessar pelo bico, mas não soube sugar)
14h Batata Doce cozida amassada com tiquinho de azeite para deixar menos seco. Estranhamento inicial mas por fim gostou, salivou bastante, deixou escapar pela boca, engoliu um pouco.
Completei com leite materno, já que não come o suficiente. Livre demanda o restante do dia
*A alimentação é demorada porque além de não saber, não está lá muito interessado em comer, dá trabalho e o peito da mamãe é mais gostoso. Importante dar o alimento quando o bebê está disposto, sem estar com sono, então ainda não respeitei as 3 horas de intervalo. Estamos oferecendo de forma empírica, ou seja, percebendo as reações do Arthur.

01/07
8:30h Mamou
9h Suco de laranja lima na Avent* (ainda não), deixei comer a laranja pois ficou curioso, comeu alguns gominhos, chupando com aquela boquinha banguela linda!! 
13h Batata doce amassada com tiquinho de azeite - Resolvi repetir o menu que ele gostou já que precisa aprender a comer, engolir e saborear.
Completei com leite materno, já que não come o suficiente. Livre demanda o restante do dia
*Percebi que ontem, com o Elliot, se alimentou melhor, pois além de se divertir, não o papai não tem tetê....demorou mais para se cansar e pedir pra parar....

02/07
8h Mamou
9:30h Maça raspadinha com o papai, depois na redinha. Comeu um pouquinho mais. Não mamou. Dormiu.
13h Agua. Batata Doce com azeite amassada. Não curtiu a brincadeira, deu trabalho, resmungou, mas comeu algumas colheradas antes de estressar. Mamou depois de 30 min.
Livre demanda no período da tarde.
À noite, na hora de jantarmos, coloquei-o à mesa, em sua cadeira. Me viu bebendo suco. Coloquei 1 banana ouro na redinha e se esbaldou!! Mordeu, brincou, sugou. Uso prendedor de chupeta pois a melhor brincadeira agora é jogar tudo no chão.

03/07
8h Mamou (essa noite deu super trabalho para dormir, acordou de 2 em 2 h)
9h Tangerina comeu 2 gomos com o papai, a fruta direto. Água na Nuk* . Dormiu
12:30h Mandioquinha com fiozinho de azeite, comeu muito pouco
13:30h Mamou novamente. A tarde livre demanda.
*Realmente come melhor com o papai, comigo fica puxando blusa e pedindo peito. Segurou a onda de não mamar pela manhã. Parece que se deu melhor com a  mamadeira Nuk* , mas também não sei se está aprendendo a sugar.

04/07
6h Mamou (novamente super trabalho para dormir, acordou de 2 em 2 h, após as 4 despertou e só dormiu 7h)
8:30h Pera raspadinha com a vovó Anete
10h Mamou (estávamos no oftalmo, achei mais prático amamentar)
12h Papinha de batata com chuchu, tiquinho de sal e azeite. Água. Manga
1 gomo de tangerina no jantar para nos acompanhar.
*Hoje a alimentação foi melhor. Come muito pouquinho, logo se estressa, mas tem comido. Realmente gostou da manga

05/07
7:45h Mamou (essa noite a estratégia foi diferente, apesar de ter acordado a cada 2 h, não ofereci peito, acho que só queria colinho da mamãe, ninei e voltou a dormir. Então ficou de 22h as 6h sem mamar)
9h Maçã raspadinha + água no copo (devido sua curiosidade, bebeu no copo, engasgou um pouco)
11:30h Papinha de batata com chuchu. Comeu cerca de 1 colher de sopa. Água. 2 gomos de tangerina na redinha.
*Nitidamente que minha presença atrapalha um pouco a alimentação. Chorou bastante pois o papai quem estava oferecendo, queria mesmo era peito. Saí do seu campo de visão, comeu.

06/07
6h  Mamou (por um milagre dormiu de 1h as 6h direto) dormiu novamente
8h  Pera raspada - papai não estava, não foi tão bom assim....
9:30h Mamou
12h Feijão branco amassado na casa da vovó Anete. Comeu pouco mais de 1/2 colher de sopa.

07/07
8h Mamou
9:30h Maçã raspada (sozinha foi difícil, ele até deu um pedaço pra Mira) + água
11:30h Purê mandioquinha, inhame, chuchu + água ( bem difícil)

08/07
7:30h Mamou
9:30h Macã raspadinha, foi um pouco melhor, comeu quase metade, mas colocou para fora um bagacinho
Mamou no meio da manhã porque tivemos que sair
13h Purê de mandioquinha, inhame, chuchu, temperei com alho douradinho no azeite. + Água. Dei um pedaço de tomate e comeu bem pouquinho...
*Não está gostando de comer.... isso me entristece :(

09/07
7:30h Mamou
9:30h 1/2 Pera raspadinha, cheguei a me alegrar...foi o papai quem deu! + água.
1130h tentamos dar suco de laranja lima #fail
12h Purê de mandioquinha, inhame, chuchu #fail
*Tá difícil, a hora da alimentação tem virado show de horror...

10/07
Essa noite Arthur acordou de hora em hora a partir de meia noite... OMG!!
6h Mamou (estou tentando adequar ao horário que será assim que voltar ao trabalho) dormiu com o papai
9:30h banana amassada #fail banana inteira na mão #fail
12h Cebola e alho refogado no azeite. Inhame, batata, batata doce, mandioquinha, chuchu, abóbora e brócolis, tiquinho de sal. Papai amassou com o garfo e comeu cerca de 1 colher de sopa!!! Abrindo a boca!!! Dormiu!
Só mamou 14h. Dia típico de quando eu voltar ao trabalho ... :(
*Hoje a mamãe ficou feliz - comemorando pequenas vitórias

11/07
Essa noite foi punk! Acordou de hora em hora, mesmo dormindo conosco. Agitado demais!!
5h Mamou (última vez pela manhã, dormiu até 8:30h)
8:30h Mamão: Tentei dar raspadinho, não rolou, preferiu em pedaços (Pode isso Arnaldo?) água
12:45h Papinha. Foi pouco mais de 1/2 colher de sopa, sucesso, pois fui eu quem deu. Água
14h Mamou
*Hoje papai estava trabalhando, o negócio foi comigo mesmo, até que foi bom, pois fica um olho no peixe outro no gato, ou melhor, um no prato outro no peito...rs

12/07
Ele anda muito agitado... dormiu na sala com papai... acordou apenas 2 vezes para mamar.
6h Mamou
9h 1/2 Pera !!! #vitória
12h poucas colheres de papinha... não sei se o cansaço... não sei se estava satisfeito...
*Quando estou comendo algo compatível com sua introdução, mesmo fora de hora, ofereço. Hoje foi berinjela. Gostou!

13/07
Essa noite foi ótima! Acordou apenas 2:26h e 6:15h!!! Mamãe tava até mais forte na academia!!!
6:15h Mamou
9:30h Fruta do Conde!! Quase inteira uma unidade pequena
Hoje não dei almoço...precisei sair bem na hora e nã teriamos tempo, então mamou.

14/07
Mais uma noite ótima. Identica a anterior... será uma nova era?? Amém!!
6:15 Mamou.
9:00h laranja lima em pedaços, quae 1/2 porção
13h Papinha. 1 colher de sopa.
Tivemos churrasco e deixei provar abacaxi e melancia, em pedacinhos. Gostou.

15/07
Outra noite boa....Será Senhor??
6h mamou
8h tentei manga #fail tentei pera #fail. Parece q estava sem fome...
12h almoço com papai, comeu quase 1 colher de sopa, mas não sem lutar...
*Hoje foram suas 1°s fezes sólidas...

16/07
Hoje bem sonada, acabei dando peito 7:45h achando que era 5:45, ou seja, estraguei todo o esquema.
Tive oftalmo 12h, resolvi não levar papinha já que as refeições não tem sido lá essas coisas...
Ou seja, ganhou 1 dia todo de peito...

17/07
5:45 Mamou
7:30 1/2 pera com o papai + agua
11:30h 1 colher de sopa + água
13h grão de bico na vovó Anete + água de coco natural


18/07
Dormiu de 22:30 a 6:15 direto - Aleluia!!! 6:15 Mamou 8h Banana #fail. Maçã bem pouco. Agua. 12h 1 colher de sopa de papinha: batata, cenoura e brócolis cozidos com azeite, salsa, orégano e sal. Agua. A noite resolveu nos acompanhar em uma fatia de maçã, na dentada, ou melhor, gengivada. Ogrinho! 19/07 Acordou 1 e 4h. As 6 despertou. 6h Mamou 8:30 com sono tentei fruta do conde. Não quis e implorou por peito...dei. 13:30h Dormiu com o papai e comeu 1 e 1/2 colher de sopa. Papinha de batata, cenoura, brocolis, salsa, sal e azeite. Não quis agua.

19/07
6h Mamou
9:30 Maçã raspadinha com a vovó... não deu muito certo.
13h Papinha de brocolis, batata e cenoura com o papai.

20/07
6:15 Mamou
10h ameixa amassada com maçã... comeu um pouquinho...
Tivemos que sair e não rolou amoço

21/07
6:30 Mamou
9:30 mamão... #fail
Tivemos que sair e não rolou almoço

22 e 23/07
Esteve resfriado, com nariz bem congestionado! Como as refeições não tem sido lá essas coisas, optei por não insistir, as noites já tem sido bem difíceis e ele cansadinho... deixei que mamasse para se nutrir e principalmente se hidratar!

24/07
Não quis nem saber da pêra...
13h Sopinha da vovó Anete com ervilha, cará, cenoura, temperada com salsa, coentro, sal, azeite, alho e cebola

25/07
8h 1 gomo de tangerina
12h Sopinha da vovó Anete com ervilha, cará, cenoura, temperada com salsa, coentro, sal, alho e cebola douradinho no azeite.

26/07 Mamou 6h
8h Maçã raspadinha - menos de 1/2 unidade pequena com muito esforço
12h Papinha de batata, cenoura, brócolis, ervilha, temperada com azeite, cebola e alho douradinho e salsa = Não quis!
*Estava sozinha, fica muito difícil... :(

27/07 Mamou 6h
8:30h Maçã cozida com ameixa - comeu menos da metade de uma unidade pequena e com muita relutância
12:30h Papinha de batata, cenoura, brocolis, ervilha, temperada com azeite, cebola e alho douradinho, salsa. Comeu 12 colheradinhas pq estava com a tia Dani.
*Comigo realmente fica difícil querer comer :(

28/07
Mamou 7h
9:30h Banana prata amassada #fail. Suco de laranja lima, cerca de 10 ml após o passeio com o papai e titia.
14h Após um cochilo, papinha apenas 5 colheradinhas... :(
*Mamãe fica triste :(

29/07
Mamou 7h
9:30h Tangerina #fail
12:30h Papinha de batata, cenoura e brócolis, temperada com cebola e alho refogado no azeite, salsa e tiquinho de sal. #fail
*Chegamos a exatos 1 mês da introdução alimentar e parece até que regredimos...

30/07
Voltei ao trabalho, ainda em replanejamento, entrei mais tarde.
6:30h Mamou
9:30h 1/2 maçã com o papai
14h Já estava em casa, e nem quis saber de papinha...

31/07
6:30 Mamou
9:30 2 colherinhas de avocado com a vovó Anete
13h Papinha com a mamãe, cerca de 6 colherinhas + 3 florezinhas de brocolis na gengivada
*Mamãe ficou feliz!!!

01/08 (Por uma confusão quanto a licença maternidade, não fui trabalhar esse dia)
4:30h Mamou (E essa foi a única vez que acordou, depois só 7:40h - maravilha!!!)
8:30h 1/2 maçã com o papai
Vacina...
12:30h Papinha de batata, cenoura, mandioquinha e alho poró, temperada com cebola e alho refogados em fio de azeite, não pus sal. amassada com garfo - Comeu quase 1 colher de sopa!!!
*Mamãe ficou muito feliz e confiante!!!

02/08
6:30 Mamou
9:30h Maçã com o papai
Não almoçou porque cheguei na hora da fome, a saudade era tanta que so quis saber de peito e aconchego

03/08
7h Mamou
Papinha de batata, cenoura, mandioquinha e alho poró, temperada com cebola e alho refogados em fio de azeite, não pus sal. amassada com garfo

04/08
7h Mamou
Nem quis saber de fruta
11:30h Papinha de batata, cenoura, mandioquinha e alho poró, temperada com cebola e alho refogados em fio de azeite, não pus sal. amassada com garfo - Titia Isa


05/08
5:30h Mamou
9:30h suco de laranja lima com a vovó Anete
12:30 Papinha de ervilha, cenoura, mandioquinha, inhame, espinafre, alho poro, cebola, alho refogados no azeite, tiquinho de sal.
*O melhor de tudo: foi comigo!! Cheguei na hora do almoço dele, lógico que ele quis comer com as próprias mãos, só conduzi a colherzinha...tão mocinho!!!

06/08
5:30h Mamou
9:30h laranja lima
11:30 Papinha de ervilha, cenoura, mandioquinha, inhame, espinafre, alho poro, cebola, alho refogados no azeite, tiquinho de sal.

07/08
5h Mamou
9:30h 1/2 maçã com o papai
12:30 Papinha de ervilha, cenoura, mandioquinha, inhame, espinafre, alho poro, cebola, alho refogados no azeite, tiquinho de sal.

08/08
6h Mamou
9:30h bem pouco de maçã com a vovó
11:30 Papinha de ervilha, cenoura, mandioquinha, inhame, espinafre, alho poro, cebola, alho refogados no azeite, tiquinho de sal.
* Nesses últimos dias tem comido bem,

09/08
6h Mamou
9:30h Laranja com o papai
13h Papinha de ervilha, cenoura, mandioquinha, inhame, espinafre, alho poro, cebola, alho refogados no azeite, tiquinho de sal.

10/08
7h Mamou
9:30 1 gomo de mexirica
Nem quis saber de comer.... com a mamãe é difiícil

11/08
Acordamos cedo para o dia dos pais!!
6h Mamou
9:30h Ameixa e damascos cozidos para ficarem molinhos
13h Papinha de beterraba, inhame, chuchu, espinafre, temperado com alho poró, cebola e alho, refogados no azeite, sal e salsa
*Razoável

12/08
6h Mamou
9:30h Maçã
13h Papinha de beterraba, inhame, chuchu, espinafre, temperado com alho poró, cebola e alho, refogados no azeite, sal e salsa

13/08
6:30h Mamou e quase me atrasou pro trabalho
9:30 laranja lima
13h Amassei batata doce à papinha anterior, formou uma massinha.

14/08
6h Mamou
Pediatra + Vacina
9h Não comeu muito da pera... preferiu dormir
13h Papinha de mandioquinha, beterraba, espinafre, inhame, temperada com alho poró, cebola e alho refogados no azeite.
17:30h Passou a jantar, acrescentei frango desfiado a papinha do almoço

15/08
Foi uma noite do terror, talvez a vacina, mas Arthur acordou 12:40am e so dormiu 3:40am, e isso agarrado comigo. Ainda acordou de hora em hora....nem fui trabalhar de tão cansada!
7h Mamou.
10:30 1/2 ameixa seca cozida
13h 1 colher de sopa de papinha de Papinha de mandioquinha, beterraba, espinafre, inhame, temperada com alho poró, cebola e alho refogados no azeite + 1 unidade de tomate cereja sem pele nem semente.
18h 1 colher de sopa Batata, frango desfiado, espinafre, salsa.


16/08
Aventura!!! De ultima hora tivemos que deixar Arthur por conta de meu irmão Davy: Elliot teve uma convocação no quartel, eu, trabalho, vovó Anete, cardiologista!! Detalhe: Davy não sabe nem trocar fralda! Mas tem ficado com Arthur juntamente com minha mãe.
9h Papinha Nestle banana/maçã, devido a essa emergência... nunca havia comido (comeu pouquinho)
12:40 Cheguei da escola e dei peito... bebê estava ansioso!!!
17:30 1 colher de sopa Batata, frango desfiado, espinafre, beterraba, inhame, salsa, alho poró, alho, refogados no azeite

17/08
7h Mamou
10h Papinha Nestle banana/maçã
13h 1 colher de sopa papinha de batata, frango desfiado, espinafre, temperados com sal, alho poro, alho e salsa refogados no azeite.
18h 1 colher de sopa de papinha

18/08
7h Mamou
9h Banana - Definitivamente não gosta!
Patinho moido, espinafre, mandioquinha, cenoura, temperados com alho poró, salsa e alho refogados no azeite.
18h Patinho moido, espinafre, mandioquinha, cenoura, temperados com alho poró, salsa e alho refogados no azeite.

19/08
6:30 Mamou
1/2 maçã
12:30h papinha de batata, frango desfiado, espinafre, temperados com sal, alho poro, alho e salsa refogados no azeite.
18h papinha de batata, frango desfiado, espinafre, temperados com sal, alho poro, alho e salsa refogados no azeite.

20/08
5h Mamou....essa noite não deixou mamãe dormir
9h 1 pera quase inteira!!!
13h Papinha de Patinho moido, espinafre, mandioquinha, cenoura, temperados com alho poró, salsa e alho refogados no azeite.
18:30 Patinho moido, espinafre, mandioquinha, cenoura, temperados com alho poró, salsa e alho refogados no azeite.

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Desmame? Suquinhos? Frutinhas? Papinhas? Socorro!!!

Um pouco antes do Arthur fazer 5 meses, e já pensando em minha volta ao trabalho (ele com 7 meses), minha irmã, toda contente, me falou da escolha das mamadeiras, e iria comprar uma, com bico anatômico, preocupação lógica de uma profissional de saúde bucal. Ele ficará com o papai, e 2 dias por semana com a vovó Anete, até eu chegar do trabalho. Por sorte trabalho apenas pela manhã.

Entristeci!!! Como assim?? Mamadeira?? Tirar leite?? Socorro!!!! Iria me separar do meu baby?

Muitas mães tem necessidade de voltar ao trabalho logo, de voltarem a vida além da maternidade (se é que isso agora é dissociável). Confesso que eu não! Sempre, mesmo antes de pensar em engravidar, acho que as mães deveriam ter ao menos 1 ano de licença maternidade. Nesse período seria possível a amamentação exclusiva com leite materno (para aquelas que optaram e conseguiram) no tempo mínimo proposto pela OMS, a introdução de novos alimentos, e até mesmo, o início da caminhada.

Fiquei realmente preocupada, mãe de primeira viagem que sou e coruja confessa. Achei que não teria leite suficiente para manter a livre demanda e além disso tirar uma reserva para o momento que não estivesse em casa. Comecei a ler a respeito, conversar com amigas mães, mas a diversidade de opiniões e experiências é tão vasta e fantástica, que em um primeiro momento fiquei ainda mais confusa e apreensiva. Nisso tudo, uma amiga me lembrou que não existe o correto absoluto no que diz respeito a arte de ser mãe, e a alimentação não é exceção.

Na consulta com a pediatra, confessei minhas dúvidas e preocupações. A Dr. Iara tratou do assunto de maneira tão natural, como realmente é, afinal todos nós já passamos por isso, indicou o que e como fazer. Relaxei um pouco.



Arthur fará 6 meses dia 04/07. Nesse dia iniciaríamos a introdução dos alimentos, mas decidimos iniciar antes por conta da presença da titia Dani, que passa conosco esse final de semana e esteve também nos primeiros dias de vida do Arthur. Dia 12/07 teremos a outra consulta, onde poderei tirar dúvidas. Fora que se o desespero bater (#a louca), posso ligar. Volto ao trabalho dia 01/08. Nunca liguei para a pediatra, e na verdade sou bastante tranquila, a inquietude é da minha alma mesmo. Vou compartilhar aqui um diário alimentar, até porque, se surgir algum percalço no meio do caminho, tenho registro do que ele ingeriu, pois se for pra depender da minha memória..... hã?? o quê que eu estava falando mesmo?!?!?

Aproveitando a introdução dos alimentos, vamos iniciar aqui em casa a Dieta do Arthur. Iremos comer, salvo as devidas proporções, os mesmos alimentos que ele, exceto leite materno ok?!? (rs). Já que estarei preparando para ele um menu diversificado, o mesmo vai servir para nós. Aqui em casa, as vezes comemos os mesmo alimentos por praticidade.... mas ele precisa ser apresentado a maior quantidade de alimentos e nutrientes.

Vou encarar um novo ciclo, agora um pouco mais desgarrada do meu rebento.... não deveria ser o contrário?!?!?




segunda-feira, 24 de junho de 2013

To mais pra 40 que pra 30...

Mais um aniversário, e esse de 36. Sim, 3.6 aninhos. Muito bem vividos, e tenho o que comemorar.

A cada ano que passa me sinto mais completa como pessoa e como mulher. Fiz muita besteira nessa vida, mas o saldo é bem positivo. Fiz muita coisa boa nesses 36 anos. Fiz coisas que tem gente que em 100 anos não fez, ou não fará. Tudo é uma questão de oportunidade, vontade, planejamento... nem sempre de dinheiro, mas esse conta um pouco.

Tenho uma família querida, que está sempre ao meu lado. Que me ajuda e me dá suporte. Minha mãe, meus irmãos... E a família do Elliot, a quem tenho como minha. Minha sogra, minhas cunhadas, o sogro postiço, a vó...

Os últimos anos foram os mais intensos e felizes. Tive a rara oportunidade de encontrar minha alma gêmea. Tem gente que acha o marido/esposa ideal, mas a alma gêmea infelizmente é raridade! E eu fui privilegiada. Encontrei o Elliot, nos casamos, fizemos muita coisa juntos, conhecemos lugares e pessoas. Ganhamos o Arthur por herança.

Esses 36 anos cercada de amigos. aqueles que ficaram, os que passaram por mim, os que vejo com pouca frequencia, os que são virtuais, e desses os que viraram reais.

Só tenho a agradecer a Deus por tudo e por todos. Isso tudo moldou essa mulher que hoje escreve. Com suas virtudes e defeitos, que está em constante mudança e aprendizagem.

Que venham os outros 36. E mais outros, e tantos outros....